Rua Felipe Santiago, 191 - Russas, CE 62900-000
Dezembro Vermelho

Dezembro Vermelho alerta para prevenção da Aids e ISTs. Bora se cuidar?

A Lei 13.504, que institui a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (Dezembro Vermelho).

O que é o HIV/Aids?

A Aids é uma doença infecciosa, transmitida pelo vírus HIV. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, do Ministério da Saúde e do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), a cada 15 minutos uma pessoa se infecta com o vírus no Brasil.

Como se prevenir?

Prevenção: Utilizar seringas e agulhas descartáveis; sempre fazer o uso de preservativos durante as relações sexuais; mães contaminadas pelo vírus devem usar antirretrovirais durante a gestação.

Como ocorre a transmissão?

Transmissão: O vírus do HIV pode ser transmitido através de relações sexuais sem proteção; compartilhamento de seringas contaminadas: e de mãe para filho durante a gestação ou amamentação.

Como ocorre o tratamento?

Tratamento: O tratamento da AIDS é feito com medicamentos antirretrovirais que são fornecidos gratuitamente pelo SUS. Estes medicamentos combatem o vírus e fortalecem o sistema imune, mas não curam a doença pois a cura ainda não foi descoberta.

Ampliação dos Serviços no Estado do Ceará.

Magda Almeida, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, destaca o trabalho de regionalização das ações de prevenção e assistência no tratamento de HIV/Aids.

“A distribuição de medicamento antirretroviral foi descentralizada e está sendo feita a partir das Unidades Regionais de Saúde do Estado. O paciente do Interior não precisa mais se deslocar para o HSJ para fazer a retirada do medicamento”, aponta, enfatizando que a proposta é expandir ainda mais a oferta de fármacos. “Uma das ações que queremos ampliar é a disponibilização da PrEP e da PEP na UPAs e policlínicas para que não seja um serviço centralizado apenas na capital cearense e nos grandes hospitais”, completa.

Outra ferramenta importante para aprimorar o atendimento é o serviço de telemedicina ofertado pelo Estado. “A Infectologia está entre as especialidades disponíveis no serviço do TeleSaúde. O médico da atenção primária pode agendar com seu paciente uma interconsulta com um infectologista para evitar o deslocamento do paciente”, afirma Magda. Outro ganho, pontua a gestora, é qualificação do médico da atenção primária, que acaba adquirindo habilidades e experiências com os especialistas para fazer um acompanhamento mais completo dos pacientes.

Fonte: https://www.ceara.gov.br/2020/12/04/sesa-orienta-sobre-medidas-de-prevencao-do-virus-hiv/

Galeria de Fotos

Últimas Notícias CPSMR