Rua Felipe Santiago, 191 - Russas, CE 62900-000
Novembro Azul

Neste mês de novembro a Policlínica está participando da Campanha do Novembro Azul que tem como objetivo conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde e a prevenção e combate ao câncer de próstata. A campanha torna-se importante, pois além de buscar desconstruir o preconceito que os homens têm em falar sobre o câncer de próstata, também divulga informações importantes sobre a prevenção ao câncer, as formas de tratamento ao ser diagnosticado e hábitos de higiene e vida saudável do homem.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada 38 minutos, um homem morre no Brasil pelo câncer de próstata. A mortalidade pela doença é alta e ceifa 28,6% dos que desenvolvem neoplasias malignas.

Uma dos aspectos mais preocupantes sobre o câncer de próstata vai além da mortalidade. É preciso acabar com a cultura de negligência e preconceito contra os exames de prevenção. Nesse sentido, o Novembro Azul busca alertar e incentivar a população masculina a cuidar da sua saúde.

A Policlínica está realizando exames de PSA nos municípios consorciados: Russas, Jaguaruana, Jaguaretama, Morada Nova e Palhano, no período da manhã, em dias previamente agendados. Na Policlínica são realizadas palestras diárias com os profissionais de saúde da unidade para divulgação da Campanha, orientação sobre o preparo para realização de exames e as datas de realização dos mesmos em cada município. Lembrando que os homens que tenham a partir de 40 anos de idade procurem o Médico do seu PSF para que o mesmo o encaminhem para realização de PSA, logo após procurem a Central de Regulação do seu município para o agendamento do exame.