Rua Felipe Santiago, 191 - Russas, CE 62900-000
Policlínica de Russas realiza atualização e treinamento dos Protocolos de Segurança

A policlínica de Russas através do Núcleo de Segurança do Paciente realiza atualização e treinamento dos protocolos de segurança para todos os colaboradores. Os protocolos básicos de segurança do paciente são instrumentos para a implantação de medidas voltadas para a segurança do paciente. A Portaria GM/MS nº 1.377, de 9 de julho de 2013 e a Portaria nº 2.095, de 24 de setembro de 2013 aprovam os protocolos básicos de segurança do paciente. A implantação desses protocolos visa reduzir a incidências de danos relacionados a saúde e aumentar segurança na realização de procedimentos.

Além de todas as medidas de segurança implantadas na unidade, nessa atualização a unidade visando promover o respeito e atenção integral à população Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) inclui a utilização do nome social precedendo o nome civil em todos os registros do paciente: prontuários, boletim de identificação, etiqueta de identificação, evolução do paciente, entre todos os documentos e impressos do paciente durante a assistência.

A medida atende ao Protocolo de Identificação do Paciente, que preconiza o atendimento humanizado, e está de acordo com o Decreto Nº 8.727, da Presidência da República, que define a designação pela qual a pessoa travesti ou transexual se identifica e é socialmente reconhecida, em contraste com o nome oficialmente registrado, que não reflete sua identidade de gênero. “É direito de todo o cidadão e cidadã um atendimento acolhedor e humanizado, livre de qualquer discriminação, restrição ou negação em função de sua orientação sexual ou identidade de gênero”, diz o texto. A unidade respeita a forma com que a pessoa se identifica e é socialmente reconhecida.

Galeria de Fotos