Rua Felipe Santiago, 191 - Russas, CE 62900-000
Transporte Sanitário

O Estado do Ceará inovou no cenário nacional com a expansão da atenção secundária nos serviços de saúde do Estado, através da implantação das Policlínicas e dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), estes têm como objetivo a expansão da cobertura da assistência especializada ambulatorial em todas as regiões de saúde do Estado do Ceará.

Uma das principais causas de absenteísmo aos serviços ofertados é a disponibilidade ou acessibilidade de transporte de pessoas que demandam a estes serviços, sendo este absenteísmo motivado pela incapacidade física e/ou econômica dos usuários que deles se utilizam.

Como funciona o Transporte Sanitário do CPSMR?

Diante da inadequada da taxa de absenteísmo dos serviços ofertados e conhecendo como um dos motivos à inacessibilidade de transporte, os Prefeitos da Região através o Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Russas - CPSMR optaram por implantar um sistema de transporte sanitário de pessoas para a Policlínica e o CEO da Região de Russas.

O Transporte Sanitário do CPSMR é exclusividade dos municípios de Jaguaretama, Jaguaruana, Morada Nova, Palhano e Russas que são entes do CPSMR. O usuário após encaminhamento para procedimento especializado existente na Policlínica ou no CEO deverá comparecer ao setor de regulação da Secretaria Municipal da Saúde do município de origem com os seguintes documentos: Cartão do SUS, Carteira de identidade, CPF, Comprovante de residência e a Ficha de referência devidamente preenchida e justificada.

O agendamento dos procedimentos especializados é realizado on-line no setor de Regulação do município de origem do usuário, observando: a disponibilidade de vagas, Protocolo de fluxo de regulação do acesso da atenção especializada da Policlínica e do CEO Regional, prioridade da justificativa e a ordem de chegada dos encaminhamentos no setor.

O usuário sairá do setor de Regulação com o boleto de agendamento contendo data, horário e local em que será realizado o procedimento na Policlínica ou no CEO Regional, além do assento do transporte sanitário, como também do horário de saída do ônibus, que serão marcados na mesma ocasião.

  • O usuário embarcará na sua cidade de origem, em ponto ou pontos definidos pela Secretaria Municipal de Saúde, indo até o local em que será realizado o procedimento agendado (Policlínica ou CEO Regional).
  • O retorno até o município de origem se inicia na unidade de saúde onde ocorreu o atendimento (Policlínica ou CEO Regional).
  • A presença de acompanhante deverá ser comunicada pelo usuário no momento do agendamento e comprovada a necessidade pelo setor de regulação do município de origem.

Os sistemas de transportes em saúde ou transporte sanitário têm como objetivo estruturar os fluxos e contra fluxos de pessoas que se destinam aos usuários que demandam os serviços de saúde com incapacidade física e/ou econômica de deslocarem-se por meios comuns de transporte. É considerado uma das principais barreiras ao acesso das pessoas usuárias aos serviços.

Todos os ônibus possuem uma equipe compostas por Motorista e Cuidador do Transporte Sanitário. A organização do transporte sanitário foi realizada com base em um sistema de rotas, definidas em função do fluxo de usuários.

Ente Marca/Modelo Placa Motorista Rota
Jaguaretama Marcopolo/VOLARE WL ON 2015 - 35 assentos PMN-8219 Francisco Flávio de Brito
Jaguaruana Marcopolo/VOLARE V8L ON 2015 - 27 assentos PMM-9319 Antônio Coelho
Morada Nova Marcopolo/VOLARE WL ON 2015 - 35 assentos PMN-8809 Naldo Raulino
Palhano Marcopolo/VOLARE V8L ON 2015 - 30 assentos PMM-9739 Luan Marcel
Russas Marcopolo/VOLARE V8L ON 2015 - 27 assentos PMN-8279 Francisco Everasmo

Nossos Ônibus

Texto sobre os veiculos

Diferenciais

  • Ar-condicionado
  • Ônibus Sanitizados
  • Viagem Garantida

Últimas Notícias Consórcio Público de Russas